O que fazer antes de montar uma loja virtual

O que fazer antes de montar uma Loja Virtual

Uma loja virtual de sucesso pode render lucro e trazer uma estabilidade financeira, mas, o que aparentemente é “simples” não é! Isso mesmo, montar uma loja virtual exige observar aspectos importantes, ainda mais com a concorrência atual.

Só em 2015 foram constatados, através de estudos, que já existiam mais de 450 mil lojas virtuais no Brasil. E esse número dos famosos ecommerces só aumenta.

Em outras palavras, se você deseja ter uma loja virtual e não souber o que fazer para montar uma loja virtual da forma correta, as chances de sucesso são quase zero, já o contrário significa ótimas oportunidades de ganhar dinheiro. E vale ressaltar, todos os segmentos de vendas online, sejam eles roupas, cosméticos, bijuterias ou maquiagem, sem exceções, necessitam dos passos certos para conseguir abrir uma loja virtual de sucesso.

Para ajudá-lo criamos um conteúdo exclusivo com todos os passos e considerações ensinando tudo o que você precisa saber antes de abrir uma loja virtual, e quais os cuidados a serem tomados. Aproveite, esse conteúdo é único e exclusivo!

Loja Virtual X Loja Física

Está se perguntando qual é a melhor opção? Loja online ou física? Com certeza essa é uma das dúvidas mais frequentes.

Na verdade, ambas as modalidades podem ser boas opções, dependendo do seu produto, capital de investimento e conhecimento. É fato que, a loja virtual, tende a possuir custos menores e permite vender para todo o país, contudo, a concorrência de uma loja virtual está maior, são milhares de e-commerces, mas não se desespere, é sim possível ter sucesso e faturar alto.

Lojas de grande porte estão fechando suas filiais físicas e focando em vendas online, é o caso da gigante Magazine Luiza, por exemplo, isso se dá porque os custos são menores e a organização é centralizada, facilitando a administração.

A decisão sobre ser melhor uma loja virtual ou física dependerá do seu objetivo, por isso o que podemos fazer é pontuar vantagens e desvantagens, mas a decisão é sua, entre Loja Virtual, Loja Física ou Ambas:

loja virtual x loja física

Aparentemente, montar uma loja virtual oferece vantagens que a tornam “melhor” do que uma loja física, contudo, como já falamos, a concorrência é acirrada.

Loja Virtual gratuita – É possível?

Não, isso mesmo, é absolutamente impossível! Existem diversas opções de loja virtual “barata”, mas baixo custo não significa gratuita.

Para você montar uma loja virtual precisa saber que existem os custos com a criação do site, hospedagem de qualidade, estoque, manutenção do site, taxa de administração do cartão, publicidade, entre outros fatores. Falaremos mais detalhadamente sobre essas necessidades mais abaixo, não se preocupe.

Então, desmistificando, sempre existirão custos em uma loja virtual, com certeza menores quando comparados as lojas físicas, mas ainda serão necessários.

Modelos de Loja Virtual:

Novas modalidades de loja virtual aparecem a cada dia, normalmente com o objetivo de reduzir os custos. Contudo, acabam por obter faturamentos pequenos e longe do almejado pelo empresário e, com isso, desistem mais tarde. Vamos conhecê-las:

Loja Virtual Dropshipping

Dropshipping é a venda de produtos sem tê-los em estoque, ou seja, o consumidor adquire e após o pedido o vendedor solicita ao fornecedor. É semelhante às vendas por catálogo.

No Brasil, uma “nova tendência” de dropshipping iniciou, utilizando-se da importação de produtos chineses através de sites como Alibaba e AliExpress. Também, pode-se trabalhar com empresas brasileiras, como Submarino, Extra e Ponto Frio.

Nesse caso, o empresário passa a ser uma espécie de “divulgador”, ou seja, cria sua loja virtual, integra com os produtos da empresa para aparecer na loja e quando o cliente adquirir e efetuar o pagamento, uma ordem de compra será iniciada na loja principal.

Aqui surge a famosa pergunta: E por quê não comprar diretamente da empresa principal? Para conseguir realizar as vendas “antes das empresas principais” as lojas virtuais investem muito em publicidade, principalmente em redes sociais, além de técnicas para posicionar os produtos à frente das lojas principais.

Perceba que é um trabalho árduo, nada simples como se faz parecer, além disso, o lucro é “pequeno”, já que o empresário necessita colocar um percentual acima do valor vendido pela loja principal, em outras palavras, o produto será mais caro do que comprar diretamente da loja oficial.

Por isso, não acredito que seja um negócio altamente sustentável e lucrativo, e sim de curto espaço de tempo, não podendo ser considerado uma verdadeira loja virtual.

Loja Virtual no Instagram e Facebook

As redes sociais sem sombra de dúvidas se tornaram canais de lojas virtuais para vender produtos, isso porque, além de “grátis”, atinge-se uma grande quantidade de pessoas.

Por que o grátis está entre aspas? Simplesmente porque as redes sociais almejam lucros. Por isso, as publicações apenas serão exibidas para todos os conectados quando impulsionada, deixando de ser grátis.

Publicar em grupos do nicho também pode gerar venda.

Então você pode estar se perguntando, e vale a pena ter uma loja virtual no Facebook ou Instagram?

Para quem está iniciando, essa pode sim ser uma boa opção de fazer vendas e até gerara bons valores no final do mês. Contudo, o ideal é utilizar as plataformas de redes sociais de forma complementar e não principal.

Lembre-se, você não é o proprietário do Instagram ou Facebook, assim, eles são capazes de fazer o que bem entenderem, além de estipular valores para anúncios e bloquear eventuais publicações. É comum anunciantes reclamarem de bloqueios de página por meses sem entenderem exatamente o motivo.

A dica é, está sem dinheiro para iniciar sua loja virtual completa? Tudo bem, comece pelas redes sociais, mas sempre em mente conseguir desenvolver seu próprio ecommerce, vinculando as redes sociais e a plataforma de vendas de sua autoria.

Loja Virtual completa: A Melhor!

Pensa em montar uma loja virtual, obter sucesso e viver dela o resto da sua vida? Então a opção certa é tê-la de forma completa, explorando todos os canais de vendas e focando em expansão.

A loja virutal completa corresponde em:

  • Possuir um e-commerce virtual, com produtos em estoque, fornecedores e uma equipe necessária.
  • Trabalhar o tráfego orgânico para os produtos nos motores de busca (posicionamento no Google).
  • Manter perfis sociais no Facebook e Instagram (no mínimo).
  • Investir em anúncios.
  • Criar um canal no Youtube com vídeos dos produtos e, de preferência, reviews.

Esse modelo de loja virtual se consolida e atinge patamares de vendas altos, além do fato que o empresário não se torna dependente de terceiros, simplesmente possui os produtos, fornecedores e preços, utilizando-se da internet para atingir o maior número de consumidores.

E nada impede de manter, juntamente com a loja virtual, uma loja física, isso ficará ao seu critério, observando o orçamento e possibilidade de investimento x retorno.

Como montar uma Loja Virtual?

Como citamos anteriormente, montar uma loja virtual requer atenção a alguns fatores importantes, ainda mais quando o objetivo é uma loja virtual de sucesso.

Para facilitar a compreensão, dividimos em 2 modalidades de loja virtual: iniciante e profissional. A loja iniciante será de menor custo, necessita perfis em redes sociais e um site simples, sem uma equipe de funcionários e grandes investimentos.

Em ambas as modalidades os custos com estoque e mercadoria dependerão da ideia de negócio para loja virtual escolhida.

Requisitos para uma Loja Virtual iniciante

Essa pequena loja virtual possuirá:

  • Página no Facebook;
  • Página no Instagram;
  • Loja Virtual (site);

Para a criação do site, recomenda-se contratar um profissional. Estamos falando de uma loja virtual simples, contudo, é necessário conhecimento para integrar os meios de pagamento, etc.

A página no Facebook e Instagram podem ser criadas pelo próprio proprietário da loja virtual, contudo, precisará de uma logomarca e imagem de capa, o que também torna necessário conhecimentos profissionais.

Para conseguir visitantes e pessoas que curtam a página da loja virtual é necessário fazer publicações regulares, preferencialmente com qualidade. Para isso é necessário um conteudista e designer para atualizar as páginas 2 a 3 vezes semanais. Isso pode variar.

Um site ou loja virtual precisa de uma boa hospedagem (local em que o site fica salvo para aparecer 24h por dia). Veja, economizar aqui é uma péssima opção, afinal, se o site estiver fora do ar, estará perdendo vendas. Sim, existem hospedagens baratas, mas cuidado, qualidade é importante.

Manutenções periódicas na loja virtual, ainda mais quando o proprietário não tem noções básicas, serão obrigatórias.

Definir o nome da sua loja virtual, domínio.

Para economizar, vamos supor que as imagens dos produtos sejam tiradas por você, bem como a construção dos detalhes do produto, caso contrário, acrescente a necessidade de contratação de um profissional.

Para aumentar suas vendas e prestar um bom suporte ao potencial cliente você deve instalar um chat online.

Se você deseja ter bons resultados, trabalhar o SEO (Search Engine Optimization), pois o fato de ter um site não quer dizer que ele esteja aparecendo nas pesquisas no Google, tendo em vista que uma boa estrutura e otimização para aparecer em boas posições no Google, são obrigatórios.

Por fim, mas não menos importante, está a publicidade. Quanto gastar em anúncios? Os anúncios podem ser veiculados no Facebook, Instagram, rede de display de blogs/conteúdos e links patrocinados (aparecer entre os primeiros resultados no Google).

Esses serão os requisitos básicos de uma loja virtual, na prática tendem a aumentar.

Vale destacar, estamos falando de uma loja virtual iniciante, e claro, você pode lançar seus produtos em uma página do Facebook ou Instagram e fazer algumas vendas gastando quase nada, contudo, isso não se trata de uma verdadeira loja virtual e também raramente se consolidará.

Requisitos para uma Loja Virtual Profissional

Além dos requisitos básicos, você precisará de funcionário para receber pedidos, uma hospedagem profissional, um site criado com os mínimos detalhes, empresa de manutenção disponível 24h por dia, investimentos em anúncios, chatbot (faz interação inicial com consumidor automaticamente), envio de e-mail marketing, estratégias de marketing digital com conteúdo, SEO profissional, entre muitos outros fatores.

Os requisitos podem até serem maiores, mas também estamos falando de faturamento bem superior.

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