Há alguns dias atrás publicamos um artigo sobre o que fazer antes de montar sua Loja Virtual, chegou a hora de falarmos quais os princípios de segurança para um e-commerce. Um dos aspectos mais importantes dentro de um e-commerce, que transmite a credibilidade e confiabilidade ao cliente.

Vamos falar sobre alguns itens que precisa conhecer para garantir a segurança de seu e-commerce, como senhas, certificado SSL, proteção ativa, análise de vulnerabilidades, testes manuais e atualizações de servidores.

Este assunto é útil tanto para os donos de e-commerce, como para usuários comuns, por isso é importante que você entenda os conceitos básicos de segurança para que possa entender como se prevenir e ter o máximo de segurança possível, afinal, nenhuma segurança é 100%.

Senhas: a importância de uma senha segura é enorme, nas contas pessoais e e-mails. A senha é usada no processo de identificação e confirmação de uma conta, a partir dela você tem ou não permissão para acessar contas pessoais e/ou coorporativas. As senhas mais comuns usadas na internet, são:  – 123456 – password -12345 – qwerty – 1234567890. Não existe um ideal para ser usado como senha, mas o recomendado é que seja considerada como forte e de fácil memorização.

Certificado SSL: já falamos em outro artigo sobre a importante ter um bom certificado digital, pois ele será responsável por criptografar e proteger todas as informações fornecidas no website. Esse não permite que o mal intencionado entenda ou consiga acessar os dados fornecidos.

Proteção ativa: diferente dos outros testes, o WAF é uma proteção ativa, mesmo que tenha alguma vulnerabilidade no website, esse tem uma alta chance de proteger a sua aplicação, uma vez que ele funciona como uma cancela antes do seu site, permitindo ou não o acesso de determinados perfis que podem ser ameaçadores para o seu site.

Análise de vulnerabilidade: o princípio básico de uma análise, é identificar falhas que podem comprometer a funcionalidade e segurança do site, através de testes mostrar aonde está a falha do site e identificar da onde ela surgiu. É importante pois mostra o local exato por onde a falha entrou e o que ela pode atacar, caso continue no seu site.

Testes manuais: diferente de um teste automatizado, o teste manual procura especificamente as falhas. Um teste automatizado, por mais que seja eficaz não consegue compreender a lógica atrás do fluxo de trabalho da aplicação. É um trabalho demorado e que demanda tempo e profissionais eficazes, mas é o teste mais eficiente e necessário para garantir segurança do site. Costumamos falar que esse tipo de serviço é um serviço de artesão, pois depende 100% na experiência do analista.

Atualização de servidores: as principais causas das vulnerabilidades de IP é a falta de atualização do servidor e patches de segurança. É importante manter-se atualizado, pois essas atualizações corrigem os erros que geram vulnerabilidades.

Princípios de segurança são fundamentais para se manter um comércio eletrônico. Portanto, é necessário entender os problemas para que possa entender as soluções e tomar as devidas precauções. Pontuamos apenas alguns pontos básicos para entender sobre segurança em suas vendas ou compras virtuais.

Deixe aqui seu comentário, conte suas experiências e compartilhe essa informação!

Fale com a gente através do nosso formulário de contato e utilize também nosso contato no Whatsapp.

Carrinho de compras